quinta-feira, 29 de abril de 2010

Eu tenho uma teoria...

Acho que o amor e as emoções em geral não deviam ter nenhum nome específico. Nenhuma generalização, porque começo a perceber que as emoções variam de pessoa para pessoa muito mais do que imaginamos. Não existe amor romântico determinado, nem platônico, nem admiração, nem paixão, nem nada. Simplesmente, a alma (sim, é de propósito) de cada pessoa cria sua própria emoção do seu próprio jeito, algo inventado da maneira que ela acha que deve, a maneira que corresponde melhor, e se você tentar descobrir em qual categoria ela se encaixa você só vai ficar mais perdido. Sabe quando não sabemos dar um nome ao que sentimos? É porque não existe um. Eu não disse que é a gente mesmo que cria a emoção mais adequada para nossa alma? Então, teríamos que inventar nomes ou deixar sem nenhum, dizer apenas "eu sinto algo".

Às vezes achamos que o que sentimos entra em alguma das categorias que existem. Mas aí a gente percebe que alguma coisa na descrição daquele sentimento não bate com a descrição do nosso. Alguma coisa que seria um sintoma específico para identificar que emoção é essa, mas nós não sentimos esse sintoma. Como dizer que é uma coisa que sabemos muito bem que não tem nada a ver?

Por exemplo quando nos apaixonamos por mais de uma pessoa, de formas diferentes. A gente fica estranhando e se sentindo culpado porque na descrição de paixão normalmente não tem a possibilidade de mais de uma pessoa. Mas não significa poligamia, por exemplo...

É porque não é exatamente se apaixonar como está na descrição. É uma emoção nossa, e apenas nossa, que ninguém mais tem e por isso não tem descrição específica.

Outro exemplo: quando amamos sem sentir atração ou qualquer coisa do gênero, mas não é amizade, nem admiração e não conseguimos enxergar como amor platônico ou qualquer outro nome que possa ser dado. É uma emoção nossa.

Eu já tinha pensado nisso a uns anos atrás... mas eu era confusa e imatura e não levei a sério. Achei até que fosse uma desculpa que criei para mim mesma para esquecer que não devia sentir aquilo. Mas eu errei nisso também, porque além de nenhuma emoção ser igual nenhuma delas é necessariamente errada, afinal para uma coisa que não é pré determinada não existem regras, certo?

Acho que todo mundo tem alguma emoção, algum sentimento próprio que não existe para outra pessoa e nem tem nome. E eu tenho provavelmente mais de um. Eles fluem de maneira própria, posso dizer que tem até vontade própria e continuam existindo independente de querermos/aceitarmos ou não. Aquela coisa do "é mais forte que eu". É mais ou menos isso... Permanece e não temos muita escolha.

Bom, essa é apenas uma TEORIA. Pode ser tão absurda quanto uma invasão alienígena organizada por líderes da Nova Ordem Mundial (é, eu ouvi Exo-Politics umas 20 vezes hoje e estou com ela na cabeça nesse exato momento), mas talvez faça todo o sentido para outras pessoas.

O mais importante é que ela se encaixa perfeitamente comigo e muitas coisas fizeram todo o sentido depois que pensei nisso. Um grande passo para eu começar a nunca mais me culpar pelas coisas que acontecem dentro de mim. Ou seria um grande passo para a humanidade em relação a compreender melhor o amor? \o/
Haha. Quem sabe.

2 comentários:

  1. *_*
    I love it...!
    Vc tah certinha...
    Sei q é só uma teoria...
    Mas ela faz todo o sentido...!
    E do modo como vc explicou... Deixou claro o que são/[ou ñ] esses sentimentos...
    oq interessa são os sentimentos...
    e o significado q eles tem...
    o nome/[palavra] ñ importa...
    o q realmente interessa é a ligação q aquela palavra tem para a pessoa... e oq ela expressa em sua mente...
    e se for muito difícil entender/aceitar um sentimento sem nome...
    Chame-o de #AngieFellins...! rsrsrs
    Adorei esse post...
    Continue assim...
    =D

    ResponderExcluir
  2. Adooorei este post...
    acho que eu deveria dizer quase pessoal também ..

    E eu queria muito saber de uma coisa ..
    como diabos vc sempre sabe sobre o que eu estava falando no meu blog?? *-* ♥

    Sabe .. eu quero ententer esses #personalfellings (seguindo Billyel, rs) mas tbm n quero .. pq há de se ter um motivo por qual n entendemos de todo..
    Talvez um acesso de loucura catatonica.. n sei msm

    Vou é caminhar a passos curtos em direção do meu jardim ..
    quem sabe eu encontre algumas respostas ;D

    Te amo!

    ResponderExcluir